8 Formas pelas quais a Reflexão Assistida Pode Alavancar o Seu Sucesso

8 Formas pelas quais a Reflexão Assistida Pode Alavancar o Seu Sucesso

Nos últimos 15 anos, a prática do coaching executivo tem saído do raro para o comum. A maioria dos líderes nas empresas considera que ter a chance de trabalhar com um coach é uma coisa positivamente transformadora. Trabalhando com centenas de lideres executivos de alto nível, conclui que os melhores compreendem os benefícios desta ferramenta na empresa que comandam e na carreira que constroem.

 

Não é difícil entender o porquê.

 

A pessoa no topo da organização tem um desafio exclusivo. Enquanto parece ter todo o poder, o líder executivo também carrega o ônus de uma pesada responsabilidade. Com esse poder e com essa responsabilidade, vem junto um sentimento de solidão. É claro que todo líder conta com um time executivo ao redor de seus deveres e responsabilidades, mas – ainda assim – há momentos em que, mesmo o líder mais preparado, se sente sobrecarregado por tudo aquilo que lhe é demandado.

 

Lideres sábios entendem que precisam de um espaço seguro para trabalhar suas escolhas e desafios. Eles seguramente viram homens e mulheres tropeçarem no palco corporativo e caírem sob o peso de tanto poder e responsabilidade e compreendem a necessidade de buscar algum tipo de apoio.

 

O processo de coaching executivo cria o espaço necessário para o líder ter a liberdade de explorar novas opções.

 

É uma jornada de descoberta. É importante observar que não é dever do coach executivo aconselhar. Um bom coach entende que as respostas estão dentro do cliente. O papel de um coach experiente é, portanto, ouvir, apoiar e colocar as questões difíceis num processo de reflexão assistida.

 

A mágica deste processo de descoberta é que as soluções emergem de uma combinação daquilo que o cliente sabe e do que ainda não percebe. O trabalho de um bom coach é justamente criar o espaço para que essas soluções surjam.

 

Se você, como cliente, mergulhar num processo de coaching com a mente aberta e o real desejo de se aprimorar, pode esperar colher alguns dos seguintes benefícios:

 

  1. Se enxergar mais claramente.  Isso pode parecer simples, mas tem uma importância fundamental. Pesquisas tem apontado que a maioria de nós não nos enxergamos claramente e que isso tem um impacto considerável: um alto nível de autoconsciência nos lideres tem uma correlação significativa com a lucratividade e a eficiência organizacional, além do fato de que os colaboradores preferem seguir lideres que se enxergam com tal clareza (e que estão dispostos a compartilhar sua visão de mundo). Quando você se engaja com um bom coach geralmente, logo no inicio do processo, ele levanta como os demais o percebem e divide estas percepções contigo. Ao longo do processo, seu coach vai também compartilhar as percepções dele sobre você, baseado no cenário observado e nas suas interações com os demais. Mais ainda, se o seu coach é efetivo, ele vai ajudá-lo a construir as habilidades necessárias para que você possa se enxergar mais claramente, ou seja, a capacidade de questionar seus pressupostos sobre si mesmo, a de ficar curioso sobre onde estão suas fortalezas e onde estão suas áreas de desenvolvimento, e a de se ver com olhos isentos e imparciais.

 

  1. Enxergar os demais mais claramente.Ao longo dos anos, temos visto com frequência lideres se meterem em confusão por causa da suas avaliações incorretas sobre aqueles que estão ao seu redor. Eles podem perder bons colaboradores porque não reconhecem e apoiam suas competências, ou podem segurar maus colaboradores por tempo demais porque pensam que são melhores do que realmente são. Podem também tropeçar politicamente porque superestimam (ou subestimam) a habilidade de alguém de impactar sua trajetória profissional de sucesso. Um coach perspicaz terá mais percepções precisas e imparciais daqueles ao seu redor do que você poderá ter e vai compartilhar essas percepções contigo (especialmente se ele estiver realizando outros trabalhos na sua empresa). E considerando ainda que coaches competentes operam para que seus clientes atuem de forma independente, ele vai também ajudá-lo a aplicar as mesmas habilidades mentais que você aprendeu para se enxergar mais claramente, na hora de avaliar mais precisamente os demais.

 

Semana que vem avançamos com as demais 😉

 

Para aprimorar competências comportamentais e levar a empresa e sua carreira para outro patamar, conte comigo.

 

Afinal, nunca é tarde para trazer o melhor da organização e de você à tona .

 

 

Pablo

 

P.S. – Gostou? Para me seguir no Facebook, acesse https://www.facebook.com/coachingexecutivo

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *